segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Essa é minha primeiríssima tentativa de fotografar o queridinho do nosso Sistema Solar: Saturno

Seus anéis já nos causam intriga há séculos, quando Galileo Galilei os observou pela primeira vez, no ano de 1610. Naquela época, Galileo usava um recém inventado telescópio e a qualidade das imagens eram muito ruins, e o que ele via se assemelhava a duas orelhas ao lado do astro. Como havia descoberto há poucos meses os 4 satélites visíveis de Júpiter, acabou pensando que se tratavam de 2 grandes satélites.

Mas adiante Cristiaan Huygens notou que se tratava de um fino disco formado por matéria no entorno do planeta.

Os anéis são formados por detritos de gelo, poeira e gases. Esse aspecto que vemos se deve a alta velocidade em que circulam em torno do planeta, deixando visível somente o rastro de suas passagens, algo parecido de uma hélice de helicóptero em rotação elevada.

Saturno em si, é um planeta gigante gasoso, assim como Júpiter, com composição parecida basicamente formado por Hélio e Hidrogênio. Ele é 20% menor que Júpiter, o que lhe dá o título de segundo maior planeta em nosso Sistema Solar. Apesar de menor é 9 vezes maior que a terra, e a parte aparente de seus anéis tem 280 mil Km de diâmetro e apenas 1,5 km de espessura.

Abaixo as primeiras fotos que consegui desse intrigante planeta. Com certeza ainda muito que melhorar:




A primeira foto foi feita apenas com a Câmera e o Telescópio. A segunda foi obtida com a ajuda deuma lente Barlow 2x de qualidade não muito boa. 

Fotos feitas usando Telescópio Orion Astroview 6 de 150mm e uma câmera DSLR Canon EOS T3i.

domingo, 16 de dezembro de 2012

O céu abriu por alguns minutos e consegui registrar 24 frames da Caixinha de Jóias. Foram 15 frames de 15"em ISO 1600 e 9 frames de 15" em ISO 3200. Depois disso as nuvens voltaram e tive que interromper a sessão.

Ultimamente está difícil, porque o céu quando não está nublado está turbulento ou embaçado.



NGC 4755: também conhecido como Caixa de Joias, Aglomerado Kappa Crucis e Caldwell 94 é um aglomerado estelar aberto localizado a 6 445 anos-luz da Terra na constelação de Crux (Cruzeiro do Sul). Sua principal estrela é Kappa Crucis, de magnitude aparente 5,98.

A Caixinha de Jóias está localizada bem próxima a estrela "Leste" do Cruzeiro do Sul.

Recebeu esse apelido por conter estrelas de várias cores diferentes.

Foto tirada usando Telescópio Orion Astroview 6 - 150mm - F/5.
Câmera Canon EOS T3i 
 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Após duas noites de céus limpos, consegui fazer algumas novas fotos.

A primeira feita em 04/12, é da Nebulosa Eta Carinae.

Foram 12 frames em ISO 6400 / 10 em ISO 3200 / 5 ISO 800 / 12 dark frames


A segunda foi hoje as 21:20 mais ou menos.

Video de Júpiter, processado no Registax 6. 1400 frames, aproveitando 80% dos frames. Vídeo feito utilizando uma Barlow 2x(bem ruinzinha, é verdade), e gravado pelo EOS Movie Record.

Nessa foto, se vê claramente os satélites Galileanos do gigante gasoso. (Io, Europa, Ganymede e Calisto)

Por último, uma foto cujo o objetivo era capturar 3 objetos DSO em uma única foto. As três nebulosas vizinhas, M41 e M42 e correndo atrás a Nebulosa Running Man.
A poluição luminosa atrapalhou bastante essa foto, pois a atmosfera não estava colaborando, mas assim mesmo, após processamento e quebrar a cabeça no Photoshop, o resultado foi até satisfatório.

Foram 14 Frames em ISO 6400 / 10 em ISO 3200 / 10 em ISO 800 e 10 em ISO 400, mais 15 Dark Frames.

Todas as fotos tiradas usando Telescópio Orion Astroview 6 - 150mm - F/5 e câmera Canon EOS T3i.