segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Com o céu nublado há mais de uma semana, com poucas oportunidades de observação, e muito menos de fotografar, hoje aproveitei pra brincar um pouquinho e fiz uma foto da passagem da ISS por Belo Horizonte.

Quem quiser acompanhar a passagem da Estação Espacial Internacional, basta cadastrar o e-mail no site da NASA Spot the Station que eles te avisam por email. vejam o exemplo do e-mail que recebi hoje:

"Time: Mon Jan 28 8:40 PM, Visible: 3 min, Max Height: 73 degrees, Appears: SW, Disappears: NNE"

No momento que tentava fotografar um avião passou e deu um toque a mais na foto.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

  Ontem anoite, já me preparava para dormir, quando recebi um e-mail do amigo João Amâncio, parceiro do CEAMIG e dono do blog http://mesosfera.blogspot.com/, alertando que havia conseguido observar o cometa Lemmon C/2012 F6.

  Olhei pela janela, e milagrosamente, o céu que até então estava nublado se abriu. Não resisti.

  Consegui observar o cometa, que se encontrava próximo a estrela Beta na constelação da Mosca. Era um pontinho tênue com uma pequena nebulosidade em volta. De acordo com o cálculo de João Amâncio, sua magnitude aparente estava em +7.3. A lua também atrapalhou um pouco, e sua posição baixa e próxima ao horizonte também não eram favoráveis.

Abaixo o registro que consegui. Usando um telescópio Orion Astroview 6 - 150mm - F/5 + Câmera Canon EOS T3i
38 frames de 10 segundos em ISO 1600/3200/6400 + 20 Dark Frames



Abraços!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Custou mas as nuvens deram uma trégua, e consegui uma bela noite de observações e é claro algumas fotos.

Consegui hoje alguns resultados bem satisfatórios.

Primeiro mirei na nebulosa Eta Carinae. Aliás, outro dia vi um vídeo super interessante sobre a estrela que está no centro da nebulosa, que tem o mesmo nome. Segue o link para quem quiser ver:
Clique aqui.

Os astrônomos esperam que a qualquer momento essa estrela sofra sua terceira e provavelmente última explosão, que provavelmente culminará no surgimento de um Quasar ou um buraco-negro.

Sem dúvidas foi o melhor resultado que consegui com essa nebulosa até hoje. Foi a terceira vez que à fotografei, e fiquei bem satisfeito com o resultado.


Algum tempo depois, surgiu por traz de um prédio o meu primeiríssimo contato com um Aglomerado Globular. É lindo de se observar, muito difícil de se fotografar. Fiquei melhorando o alinhamento por 30 minutos, até conseguir bater fotos com pouco arrasto. Isso porque estava fotografando com apenas 10 segundos de exposição. Eis o NGC 5139.

É um aglomerado globular que orbita nossa galáxia, e está a pouco mais de 12 mil anos-luz da Terra.

Acredita-se que exista um buraco-negro no centro desse aglomerado que é formado por alguns milhões de estrelas.

É o único aglomerado globular que pode ser visto a olho nu.

Para primeira foto fiquei satisfeito, principalmente porque fui interrompido por algumas nuvens que fizeram eu diminuir pela metade o número de frames que desejava fazer.



Por fim não resisti e ao avistar Saturno fui obrigado a dar uma espiadinha, e não resisti em fazer um vídeozinho. Abaixo a foto que rendeu a espiandinha.
 

Entre uma foto e outra coloquei a cam na rosca externa dele e fiz algumas fotos da janela do quarto e a região do céu que estava fotografando. Com essa foto dá pra se ter idéia do meu sofrimento com a visão limitada e principalmente a poluição luminosa.

Na foto dá pra ver bem nítido, mais embaixo na imagem, o Cruzeiro do Sul.


Abraço a todos!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Enquanto o tempo não colabora o jeito é ficar brincando com registros feitos há alguns dias.

Primeiro uma foto da Lua em sua fase minguante, e por último mais uma de Saturno.

Rezando para o tempo melhorar!!!

Abraço a todos!




terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013 começou com céu aberto e eu não resisti olhar aquele céu limpinho e deixar de fazer meus primeiros registros do ano.

Para que 2013 venha com muitas riquezas e dindin fotografei a bela caixinha de jóias, a Lua estava irresistível também e mereceu alguns cliques e por fim já quase ao amanhecer fiz minha segunda tentativa com Saturno. A primeira ficou melhor, mas valeu o registro.

Que 2013 venha com muito céu limpo e os registros fiquem cada vez melhores e mais belos!

Muita saúde e paz para todos!