segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Outro dia fiz duas seções de fotos com dois aglomerados quase irmão, pela proximidade.

Foi o M46 e M47. Estão cerca de 1 grau um do outro, e são dois aglomerados abertos.

As fotos ainda não estão 100%, porque para fotografar aglomerados com precisão é necessário um alinhamento polar muito preciso, o que fica difícil de ser feito da janela do meu quarto.

Mas pra quem começou outro dia acho que o resultado está muito bom.

M46 - Esse é o aglomerado aberto Messier 46. Ele se localiza a cerca de 5.000 anos-luz da Terra e possui centenas de estrelas num raio de mais ou menos 30 anos-luz. Sua idade é de aproximadamente 300 milhões de anos. O que acho mais interessante nesse aglomerado é que apesar de sua pouca idade, próximo ao seu centro, vemos uma nebulosa planetária, que é esse circulo esverdeado e um pouco maior que as estrelas. Essa nebulosa foi catalogada como a NGC-2438.  
Nebulosas planetárias são uma breve e derradeira fase na vida de uma estrela do tipo solar com alguns bilhões de anos de idade, cuja reserva central de combustível hidrogênio tenha se esgotado. Na verdade, estima-se que a velha NGC 2438 esteja a apenas 2.900 anos-luz de distância e se mova a uma velocidade diferente daquela dos membros do aglomerado M46, ou seja, ela não faz parte do aglomerado. está muito mais próxima de nós e apenas por coicidência está na mesma direção do aglomerado M46. A estrela central da nebulosa é uma anã branca de magnitude 17,7, com uma temperatura superficial de cerca de 75000 K. É uma das estrelas mais quentes conhecidas.

 M47 - Já havia postado uma foto do M47, mas essa ficou bem melhor. Ainda vou aperfeiçoá-la, mas fica nitida a melhora.
É um aglomerado aberto com várias estrelas brihantes, contendo cerca de 50 estrelas em uma região com 12 anos-luz de diâmetro. Em sua região central, a densidad estelar é de 16 estrelas por parsec cúbico, embora a densidade média do aglomerado seja de apenas 0,62 estrelas por parsec cúbico, segundo Åke Wallenquist. Está a uma distância de 1 600 anos-luz em relação à Terra e seu diâmetro aparente na esfera celeste é de 30 minutos de grau, praticamente o mesmo diâmetro aparente da Lua Cheia.

O aglomerado aberto foi descoberto pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna antes de 1654, dscrevendo-o como a "nebulosa entre os dois cães" (referindo-se às constelações de Cão Maior e Cão Menor). Charles Messier redescobriu independentemente o objeto em 19 de fevereiro de 1771, descrevendo-o como um aglomerado mais brilhante do que seu companheiro aparente, Messier 46. Entretanto, Messier cometeu um erro na transcrição da posição do aglomerado e M47 permenceu um objeto perdido até 1959, quando foi identificado por T. F. Morris, juntamente com o também perido Messier 48. Mesmo com o erro de Messier, Caroline Herschel observou e identificou duas vezes o objeto no início de 1783. Seu irmão William Herschel, descobridor de Urano, também redescobriu independentemente o objeto em 4 de fevereiro de 1785, sendo a entrada H VIII.38 de seu catálogo.
O erro de Messier sobreviveu em muitos outros catálogos, incluindo o General Catalogue, de John Herschel (filho de William Herschel), que declarou que o "objeto não pôde ser visto" e que "provavelmente deveria ser um aglomerado muito tênue e pobre em estrelas", e o New General Catalogue, de John Louis Emil Dreyer.

2 comentários:

  1. Achei excelente M46 com a nebulosa planetária bem visível! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez Rodrigo!

      Seus elogios são como combustível pra mim. Se um dia eu conseguir resultados próximos aos seus me darei por satisfeito!

      Abraço.

      Excluir