segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Eta Carinae reprocessada

Reprocessamento da nebulosa de Eta Carinae.
Uma das minhas nebulosas preferidas, devido a todo o mistério e expectativa que a envolve, resolvi aproveitar o fim de semana para reprocessar essa imagem que fiz ainda em Belo Horizonte. 

Agora com mais experiência em processamento e tratamento das fotos, o resultado foi bem melhor que o primeiro.




A Eta Carinae, é a estrela que se encontra no miolo dessa bolinha, que está um pouco a direita do centro da imagem. Na verdade é um sistema binário de estrela, sendo uma menor e muito quente, e outra maior que está em colapso e bem próximo do fim de sua vida. A nebulosa que se formou ao seu redor é resultado de duas explosões que já ocorreram no passado, e a expectativa é que muito em breve ela volte a explodir e colocar um ponto final na vida dessa estrela.

Quando isso acontecer, provavelmente teremos um show visto no céu, pois como está muito próxima da Terra, apenas 7.500 anos-luz de nós, o brilho que será provocado por essa explosão deverá ser maior que o da lua cheia, e assim permanecerá por alguns dias até seu brilho diminuir significativamente. 

O problema é que apesar de sabermos que essa explosão está para acontecer a qualquer momento, e deverá ser em breve, em termos astronômicos, "breve" pode significar amanhã, daqui 10, 50 ou até 100 anos.

Enquanto isso nos resta observar essa beleza que está nos céus para nossa alegria!

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário