terça-feira, 9 de abril de 2013

Trífida, Laguna e Caixinha de Jóias.


Como um milagre desses de filme, ontem de madrugada (08/04/2013) as nuvens se abriram e aos poucos o céus se limpou completamente. Não ficou nenhuma nuvem no céu!

Quando isso aconteceu, ví a constelação de Scorpius surgindo e logo fui atrás de um alvo que há tempos estou perseguindo. A nebulosa Trífida.



Enquanto a Trífida não ficava numa boa posição fui alinhando e
brincando com a Caixinha de Jóias (NGC 4755), que é um alvo fácil e já estava bem alto e em uma parte totalmente limpa do céu.

Logo o céu se limpou completamente (a previsão era de chuva para a madrugada)  e fui em busca da Trífida. Rapidamente localizei o alvo e comecei a fotografar. Foram muitos frames, dos quais 68 foram aproveitados para formar a imagem final no DSS. Após o processamento fiz os ajustes no Photoshop, para evidenciar melhor as cores e detalhes e amenizar os efeitos da poluição luminosa e pronto! Ainda pretendo reprocessar a imagem, mas para primeira tentativa eu fiquei muito satisfeito.

Ainda sobrou tempo para brincar com a vizinha da Trífida, a Nebulosa da Lagoa, mas a bateria acabou antes de ter o número de frames que queria, mas deu pro gasto. Aí veio o dilema! Ao pesquisar imagens da Nebulosa da Lagoa percebi que a maioria das imagens dela é vermelha, e que sua cor original é vermelha. Fiz um tratamento deixando na cor que a câmera captou e outra puxando pro vermelho.

Seguem as imagens desse produtivo dia 08/04!







Nenhum comentário:

Postar um comentário